Miami ou Portugal: Os destinos preferidos do investidor brasileiro

O investidor brasileiro sempre viu em Miami um porto seguro para investimentos e também oportunidades de retorno, especialmente no setor imobiliário. "Há alguns anos o brasileiro tem destaque na lista dos estrangeiros que mais investem na Flórida", observa o consultor de investimentos em Miami Amir Arazi. Só no ano de 2015 a legião verde e amarela foi responsável pela compra de 10% de todos os imóveis adquiridos na cidade de Miami. Desde 2010 o movimento de compra de imóveis pelos brasileiros é marcante e tudo indica que 2019, passado o período eleitoral e as incertezas políticas, esse movimento ganhará ainda mais força. Contudo, um outro destino também passou a atrair a atenção dos brasileiros. Trata-se de Portugal! Um país que possui muitas semelhanças com Miami. Abordaremos neste artigo algumas delas.

Clima bom o ano todo

Portugal oferece clima ameno e temperaturas agradáveis praticamente o ano todo. Lisboa, que fica na região central do país, é a capital europeia com mais dias de sol. Mesmo no auge do inverno, a cidade não traz temperaturas negativas permanecendo entre 7 e 10 graus. É um clima bem mais quente do que o restante da Europa, marcada por um inverno rigoroso. Não a toa ingleses, alemães e outros estrangeiros do norte da Europa fogem para Portugal no inverno. A região de Algarve, no sul do país, é ainda mais quente oferece praias com águas que podem chegar a até 25 graus no verão.

Clima em Portugal e Miami


Neste sentido, Portugal é muito parecido com Miami, que também oferece clima mais ameno e mais quente que o restante dos EUA. Mesmo no inverno é possível ir a praia em alguns dias do ano.

Essa característica do clima, tanto em Miami como em Portugal, é um grande atrativo para o investidor brasileiro, acostumado com climas quentes e pouco inclinado a enfrentar temperaturas muito baixas.

As mais belas praias do mundo

Que a Flórida possui uma das costas mais belas do mundo já sabemos. Mas você sabia que Portugal também oferece uma consta invejável e bastante extensa? São 950 km só na parte continental. Se incluirmos as ilhas (Ex. Madeira) essa extensão praticamente dobra. É de se imaginar, portanto, a diversidade de praias que o país oferece. Algumas delas, na região de Algarve, estão classificadas entre as mais belas do mundo.

Praias em Portugal


Ainda, para os amantes de esporte, as praias de Portugal oferecem bons ventos e ondas. A praia de Nazaré, ao norte do país, é famosa pelas suas ondas gigantes e campeonatos internacionais de surfe.

Preço dos imóveis e proximidade cultural

Tanto Portugal como Miami oferecem ótimas oportunidades no setor imobiliário. Em Miami os imóveis ainda estão mais baratos, em termos absolutos, orienta Heloisa Arazi, corretora e sócia da imobiliária internacional AMG Realty. "Em Miami é possível comprar um imóvel de 3 dormitórios em região bem localizada  por 400 mil dólares. O mesmo padrão de apartamento em Lisboa parte de 450 mil euros", observa Heloisa. "Lisboa, no entanto, entre as principais capitais europeias, é a que oferece o metro quadrado mais barato. Há muitas oportunidades", orienta Heloisa.

Imposto sucessório

Os impostos diferem um pouco nos destinos, porém a grande diferença fica por conta do imposto sucessório. Na Flórida a alíquota é de 40% do valor do imóvel, bem maior do que o mesmo imposto em Portugal. Contudo, é muito simples evitar a aplicabilidade. Segundo o consultor de investimentos Amir Arazi, a legislação americana oferece meios práticos e fáceis de evitar o imposto ou compensá-lo. "Um bom advogado tributarista está acostumado a montar uma pequena estruturação societária, que fará o investimento por meio de uma empresa, e o imposto não se aplicaria", orienta Amir.

Heloisa alerta: "Sempre orientamos nossos clientes a realizar o investimento em imóeis por uma empresa e não pela pessoa física.". Segundo Heloisa, cada cliente é um caso e a regra não pode ser generalizada. "É muito simples evitar a aplicabilidade do imposto. Temos advogados tributaristas parceiros que podemos indicar", lembra Heloisa.

Green Card e Golden Visa

O sonho de muitos investidores é conseguir residência nos EUA por meio do tão sonhado visto de residência permanente, conhecido como Green Card. São várias as maneiras para se obter o visto, porém o processo é ainda bastante complexo. "É preciso buscar a orientação de um bom advogado de imigração", orienta Heloisa Arazi.

Portugal, neste sentido, acertou com a criação do chamado Visto Ouro, ou Golden Visa, como também é conhecido. Basicamente basta comprar um imóvel em Portugal de no mínimo EUR 500 mil (quinhentos mil euros) que o Golden Visa (visto de residência) é concedido. Tudo de forma prática e rápida. São duas as grandes vantagens: 1 - Residência permanente em Portugal, que se estende ao espaço Schengen; 2 - A compra do imóvel já é um ótimo investimento.

Os EUA também oferecem um visto semelhante, conhecido como Visto Investidor. Trata-se do Programa de Visto EB-5, que concede o Green Card após o aporte de no mínimo USD 500 mil (quinhentos mil dólares) em um negócio que atenda às exigências do programa. Uma das exigências é que este negócio gere uma quantidade de empregos e esteja localizado em uma das regiões elegíveis pelo programa, entre outras exigências. Amir Arazi orienta que os interessados no visto EB-5 devem procurar orientação de escritórios de advocacia especializados neste tipo de visto. "Nao basta contratar qualquer advogado de imigração. É um processo muito específico", alerta Amir.

Visto EB-5


A grande diferença do Visto EB-5 para o Golden Visa em Portugal é que no primeiro é preciso criar um negócio ou então investir de forma passiva em um outro negócio. "Há risco para o investidor", observa Amir. "Não é possível comprar um bem, como um imóvel, por exemplo. É necessário ser um negócio, que gere emprego, com todos os riscos envolvidos", complementa Amir. Já no caso do Golden Visa, basta comprar um imóvel, que é um investimento seguro. Além disso, em Portugal, os preços dos imóveis ainda estão subvalorizados em relação ao restante da Europa, o que acaba trazendo um ótimo potencial de valorização ao investimento.

Além do Visto EB-5, os EUA também oferecem outro visto que é concedido por meio de investimento. É o chamado Visto E-2. "Com uma quantia de USD 150 a 250 mil dólares é possível investir em algum negócio nos EUA e conseguir o Green Card. A grande vantagem é que o investimento não precisa ser feito de uma vez", lembra Amir. Contudo, o Visto E-2 não é permitido para brasileiros. Apenas algumas nacionalidades estão aptas para aplicar ao Programa. Uma delas é a nacionalidade italiana. "Muitos brasileiros possuem descendência italiana. Alguns clientes estão buscando primeiro obter a cidadania italiana para, num segundo momento, aplicar para o E-2", observa Amir. "Todos esses processos e estratégias devem ser questionados a um advogado de imigração, que poderá dar a correta orientação", lembra Amir Arazi.

Afinidade Cultural

Talvez o que mais atraia os brasileiros para Portugal é a afinidade cultural entre os dois países. "Portugal tem um vínculo histórico e cultural muito forte com o brasileiro, e isso acaba sendo um diferencial", diz Heloisa Arazi. "Contudo Miami é mais semelhante ao Brasil do que Portugal em muitos aspectos", lembra Heloisa.

De fato, basta alguns dias na Riviera da Flórida para sentir o clima latino e a receptividade da população. "É bem diferente do restante dos EUA. Fala-se mais espanhol do que inglês", brinca Heloisa.

O estado da Flórida abriga uma das maiores concentrações de brasileiros em relação aos demais estados dos EUA. Além disso, Miami é uma cidade multicultural e hub glogal.

Qual o melhor destino?

Não há como dizer qual é o melhor destino para investimento. Tanto Miami como Portugal são semelhantes em muitos aspectos. Ambos oferecem clima agradável, belas praias, oportunidades de investimento, proximidade cultural e o mais importante: estão abertos para receber o brasileiro.

Caso você tenha interesse em investir em Miami ou Porgugal, por favor entre em contato e converse com um de nossos consultores. Será um prazer orientá-lo.

A AMG International Realty atua nos mercados de Miami, Orlando, Nova York e Portugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileiros trocam hotéis por casas de temporada em Orlando

Mixed-Use imóveis são tendência segundo Amir Arazi